A região

    Caminhos Pedestres, actividades sazonais, desporto aventura, oficinas geológicas.

    O concelho de Arouca estende-se por uma área de cerca de 380 km², nasceu e cresceu a volta do Mosteiro de Arouca, verdadeiro guardião de memórias destas terras verdejantes, com uma património histórico e natural singular.
    Beneficiando das terras férteis do vale de Arouca, com o rio Arda e o rio Paiva e a protecção da Serra da Freita, mostra um património natural único e singular que pode ser apreciado no Geopark de Arouca, fazendo parte da rede de geoparques classificados da Unesco, onde podemos encontrar as famosas pedras parideiras, apreciar a beleza da Frecha da Mizarela, ver fósseis de tempos imemoriais como as trilobites, e admirar a diversidade de fauna e flora presentes na região.
    Além do património natural podemos ainda apreciar e disfrutar da beleza da sua história e património que remonta ao século X, com a fundação do Mosteiro, onde podemos visitar o notável museu de Arte Sacra. Para conhecer melhor a região e a sua história poderá ainda visitar o Museu Municipal. Mas esta terra de história e estórias rica em património aquitectónico mostra ainda belas capelas como a Capela de S. Pedro, a de Nossa Senhora do Carmo, a de santo António, a de Santa Luzia. Na arquitectura civil podemos apreciar o antigo hospital, hoje biblioteca municipal, e a casa dos Malafaias, conhecida por “Casa Grande”.

    Mais info no Arouca Geopark.